Home Equity – O que é?

orcamento-e-financas-pessoais-saiba-como-investir

O “Home Equity” Empréstimo com garantia de imóvel é uma linha de crédito destinada à pessoa física, e tem como garantia do empréstimo o imóvel do credor.

Esta é uma modalidade de crédito que ainda não é tão conhecida no Brasil. Porém, em outros países é muito utilizada. Por aqui, o home equity credit line – que alguns bancos chamam equivocadamente de “refinanciamento de imóveis” – vem ganhando força nos últimos anos.

Por ter taxas mais atrativas e maiores prazos, tem se mostrado interessante para o consumidor que precisa de um empréstimo com um valor alto e que tenha um imóvel quitado para dar como garantia. Colocar o seu imóvel como garantia requer muita responsabilidade. Graças aos juros baixos, o home equity pode ser uma estratégia de crédito, mas você deve ter cautela – caso não honre o pagamento, perderá seu imóvel. Antes de contratar, analise as taxas e o montante oferecido. E, o principal: compare o CET das instituições e opte pelo menor – quanto menor o CET, menor o custo.

A finalidade desse empréstimo só depende da sua necessidade. O valor é liberado em conta corrente e não tem necessidade de explicação. São diversas possibilidades! Os valores dos empréstimos poderão ser utilizados livremente pelo cliente.

As diferenças entre hipoteca e home equity

  • Em teoria, a hipoteca e o home equity são parecidos, pois ambos são modalidades de empréstimos que usam um imóvel como garantia. Mas, na prática, são bem diferentes.
  • Na prática, a hipoteca no Brasil sempre foi a garantia usada no financiamento imobiliário, diferentemente de outros países em que o conceito aplicado para hipoteca é outro.
  • A partir de 1997, com a instituição da alienação fiduciária como garantia nos contratos de financiamento imobiliário, a hipoteca foi sendo cada vez menos usada como garantia. Na alienação fiduciária, o imóvel fica alienado à instituição credora, diferentemente do que acontecia na hipoteca. E o consumidor perde o imóvel caso não honre as parcelas.
  • E com o home equity funciona assim: você adquire um empréstimo pessoal com destinação livre dos recursos, e o seu imóvel fica alienado ao banco que você pegou o empréstimo. Caso não pague a dívida, você perde sua casa. A diferença é que cada banco dá um nome diferente a essa oferta de crédito.

Fonte: Resimob