Principais erros na escolha de mídias para sua empresa

errossocialmediaAo divulgar sua marca ou sua empresa, é muito comum cometer alguns erros por diversas razões. Por isso, pontuo alguns equívocos abaixo e explico para vocês.
1. Falta de conhecimento
O principal motivo é a falta de conhecimento. Geralmente empresas menores não possuem profissionais gabaritados para gerenciar o marketing na empresa e, na maioria das vezes, essa atividade acaba ficando a cargo de alguém de confiança ou do próprio dono. Neste caso, é possível que mesmo sem perceber, o profissional acabe selecionando o meio de divulgação sem muitos critérios técnicos. Conhecer o seu público alvo e a mídia definida para ele é fundamental para selecionar o melhor custo-benefício para uma divulgação de sucesso.
Evite contratar Mídia por ser barata ou por ser uma condição imperdível, ou por indicação da sua Diretoria , somente para agradar o parceiro, ou mesmo que a condição de pagamento seja aquela ( -Você pode me pagar depois…..) – Vou fazer um negócio de irmão para você…..
Empresários que caem nessas armadilhas além de não ter o retorno desejado ainda tomam prejuízos altos, sem contar nas decepções.

2. Agradar um conhecido
Divulgações ou patrocínios para agradar um amigo ou conhecido. Nessa situação é sempre válida uma análise da situação. Se a divulgação não tem nada a ver com o seu negócio, a orientação é que você seja sincero com seu amigo e não faça a divulgação. Mas, como toda regra tem uma exceção, no caso de você não querer desapontá-lo e o investimento for baratinho, até é válido, mas é importante você estar ciente do resultado zero nessa situação.
Agradar conhecidos não trará vendas efetivas ao seu negócio, se você pretende mantê-los por perto ofereça um jantar ou um almoço, mas jamais assuma compromissos de publicidade somente pela amizade sem levar em conta o retorno, isso poderá gerar prejuízos altos.

3. Escolher a mídia pelo preço
Nem sempre o mais barato é a melhor escolha, mas também nem sempre a melhor opção é o que seu caixa pode pagar. Esse paradigma é bem compreensível e acontece com frequência em várias empresas, mas vale planejar suas ações antes de sair divulgando por aí. Às vezes, divulgar menos e com maior impacto vale mais do que divulgar sempre e com menos impacto.
É importante analisar o melhor custo-benefício e, de preferência, delegar essa função a um profissional qualificado que entenda do mercado ou para sua agência de propaganda. A agência tem o contato com os veículos de comunicação, experiência em negociação de valores e vai buscar as melhores opções de acordo com o que o seu caixa pode investir.

4. Falta de planejamento
Quando se fala em planejamento, logo vem um bicho de sete cabeças em nossas mentes, mas na verdade, planejar é simplificar. E acredite, você economiza tempo e dinheiro com uma simples organização. Mas também não basta planejar se você não vai fazer as ações planejadas.

5. Aprenda a Dizer – “Não”….

Repita comigo – Não, – Agora Não, – Nossa Verba de Mídia esta esgotada esse ano,- Não Temos recursos para esse tipo de Mídia, – Não acredito nesse tipo de divulgação……   enfim

Exercite o não inteligente, aonde você com isso, passa a analisar mais criticamente tudo que oferecem para você, é muito comum recebermos ao longo do ano dezenas de ofertas de publicidade com preços e prazos diversos, com as mais mirabolantes propostas. Fique firme ao dizer que vai avaliar a proposta, e faça isso analise com critério.

Jamais cometa os seguintes Erros:

 

Se sua empresa precisa vender preocupe-se em planejar ações que tragam contato efetivo e mensurável com seus clientes, propagandas dispersas em Outdoors ou Mídias internas aonde o retorno não pode ser medido com precisão, devem apenas ser acionados quando as vendas estiverem a todo vapor e com caráter institucional. Use também os recursos de internet para alavancar suas vendas.

Preocupe-se em fazer ações de Marketing Direto, Mailing, ligações telefônicas e de corpo a corpo aonde o resultado pode ser medido.